domingo, 7 de dezembro de 2008

Vivendo e aprendendo

Existem frases ou provérbios populares que refletem uma grande sabedoria.
Sabedoria esta, que podemos traduzir em experiências aprendidas e passadas de geração a geração.Podemos comparar o grau de validade e veracidade destas frases como se fossem experiências feitas em um laboratório, e depois de vários testes os cientistas chegam as suas conclusões.Como as vacinas, os antibióticos,que antes de serem utilizados foram testados e aprovados pela ciência.
Nós como cientistas da nossa vida, estamos sempre aprendendo coisas novas, colocando nosso conhecimento a prova,testando nossa capacidade de adaptação a novas situações e gerando soluções para nossos problemas.
Talvez quem pronunciou esta frase pela primeira vez ¨Vivendo e aprendendo¨,se deu conta que não basta aprender hoje e pensar que já se sabe tudo.

Em um país distante daqui, a muito tempo atrás, em um pequeno povoado, chegou um homem montado em um camelo, tinha as roupas cobertas de poeira e uma mala.Dentro desta mala ele trazia um objeto de muito valor para ele.O forasteiro abriu sua mala e tirou algo parecido com um rádio, um pequeno radinho de pilhas.Então em voz alta ele disse:darei 100 moedas de ouro para quem descobrir como fazer este objeto falar, pois segundo ele, este objeto emitia som, vozes e até canções.
As pessoas daquele povoado nunca tinham visto um radio em suas vidas. Rapidamente vieram os mais sábios e observaram o objeto. O suposto médico do povo disse: Cuidado, isto pode estar contaminado por enfermidades, não se aproximem. Então o professor da aldeia disse:isto me parece uma mistura de alumínio, ou ferro com plástico, deixe-me destruir-le e estudar-le e explicarei do que se trata.Por último veio o guru do povoado e disse:isto está parecendo algo de outro planeta, vou falar com ele, e ele me responderá.
Foi quando apareceu um menino que por curiosidade pegou o radinho em suas mãos, e começou a tocar nos botões,derrepente o rádio funcionou e todos ficaram admirados e contentes. Foi tão fácil,e sem dúvida o menino ganhou o prémio.
O nosso conhecimento pode muitas vezes nos limitar porque não basta ter conhecimento si não estivermos constantemente aprendendo.
Aprendendo através da experiência, dos erros, dos acertos,da alegria, da amizade,do amor, da solidariedade, do sofrimento e de tantos radinhos de pilha que aparecem na nossa vida.E cada um sabe qual é o premio que vai receber,quantos premios já recebemos e quantos mais ainda ganharemos.
Para saber a resposta é só VIVENDO E APRENDENDO.

Lucimara (:

Nenhum comentário: