quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma grande confusão cultural

Um amigo estrangeiro é convidado por um casal de brasileiros para jantar,quando eles terminam de comer, ele decide ir embora, o casal diz: não vá ainda, é cedo. Ele se senta outra vez e as 10:00 pm, ele decide que é hora de partir, e outra vez os brasileiros dizem: É cedo, fique mais um pouco. Finalmente depois de tentar sair por várias vezes, o convidado se decide e não escuta mais o pedido de : é cedo, fique mais um pouco.
Quando o convidado deixa a casa dos anfitriões, estes dizem aliviados: Uf pensei que ele não iria mais embora (é cedo, fique mais um pouco , é só uma expressão de educação) .

Um jovem empresário vai viver em outro país, e pensando em agradar os nacionais, compra roupas típicas e saí pelas ruas vestido como os habitantes de este país.
Então, ele nota que as pessoas olham para ele, vestido daquela maneira, e começam a rir. Ele por curiosidade pergunta o porquê das risadas. Um senhor lhe responde que, os homens só utilizam aquelas roupas em um determinado dia da semana ou em dias de festas religiosas.

Um professor vai trabalhar no estrangeiro e se sente muito orgulhoso por estar estudando o idioma daquele povo. Um dia, ele entra em um ônibus e pede licença para passar, porque ele queria descer. Uma senhora que estava em pé neste veiculo, olha para trás e começa a gritar com o professor. Ele sem entender nada (e com medo de apanhar) desce do ônibus e vai para seu trabalho pensando no ocorrido. No trabalho, ele repete a mesma frase que disse no ônibus, e seus companheiros dão risadas e gargalhadas. Ele havia dito um palavrão sem saber, (pronunciou errado a palavra) e a senhora do ônibus pensou que ele a estava insultando.

Um pregador americano estava pregando em uma reunião em uma cidade da América Latina, e querendo dizer que: “Devemos ser adultos”,disse que deveríamos ser adúlteros [a fonética é parecida(imaginem a cara de surpresa das pessoas que escutavam seu sermão)].

Em alguns países da África, as pessoas não sabem sua idade, não lhes importa. Você pergunta quantos anos elas têm, e te respondem o ano que nasceram (os que sabem).

Outros países, arrotar depois das refeições é sinal que a comida estava muito boa, saborosa e demonstra que você tem educação.

Em outros, uma mulher magra e elegante, é feia, as mulheres belas são gordinhas, os homens deste país dizem que uma mulher com seus quilos extras, é muito mais atrativa.

“Nem tudo que vemos é real, a realidade depende de onde , de quando, de quem ou melhor, do que cremos.”

Nenhum comentário: