quinta-feira, 16 de julho de 2009

Einstein e o saco de trigo

“Quando Einstein pensou que estava equivocado, ele fez uma das maiores descobertas da ciência: a energia negra”.
Einstein era um ser humano, como qualquer um de nós, um homem admirável pelo seu conhecimento e humor. Alguém me disse que: uma vez, em uma conferencia, lhe perguntaram, porque ele se vestia da maneira que ele se vestia, ou seja, não tão elegante. E ele respondeu: Em um saco de trigo, o que vale mais? O trigo ou a casca?
Você pode imaginar as pessoas criticando Einstein, por causa de sua roupa ou seu corte de cabelo,(um cabelo bem doido). Hoje parece ridículo, mas naquela época, não! Homens e mulheres andavam estritamente alinhados, bem vestidos, com o cabelo impecável, principalmente se tratando de um intelectual ou uma pessoa que fizesse parte da classe alta.
Que seria da ciência atual, se Einstein se conformasse com a mentalidade da sua época, ou se desanimasse diante dos “incentivos” não tão motivadores de sua professora de primário, que por sinal não deveria conhecer nada sobre os diferentes tipos de inteligência, ela é que era burrinha (:
No mínimo quando ela reclamava da suposta burrice de seu aluno, os outros professores concordavam.
Será que no meio destes “Maria vai com as outras”, havia pelo menos um professor, que defendia o garoto e dizia: vocês estão errados, este menino Einstein vai longe....ele tem futuro, creia-me! Se ele existiu, que pena, que não conhecemos o seu nome, porque hoje ele seria visto como um santo.
Com certeza Einstein, não era perfeito em tudo, nem dominava todos os conhecimentos da humanidade. Ele foi maravilhoso fazendo aquilo que ele gostava, desfrutava, sonhava, se dedicava.
A ciência de Einstein, talvez seja muito elevada para muitos, inclusive para mim, mas sua simplicidade e simpatia é perfeitamente acessível.
O melhor que Einstein fez com aquela professora, foi deixar-la em sua ignorância, pensando o que ela quisesse dele, e não ser levado pelos conceitos superfluos daquela sociedade.
O importante, é que ele era feliz consigo mesmo e pode fazer a sua parte na reconstrução de um mundo melhor, como ele achava que tinha que ser feito, e que grande mundo ele fez para nós, hein.
Até quando as pessoas vão insistir em julgar e criticar o que não conhecem, fazer isto é fácil, o monstro ou o príncipe, está na cabeça e interpretação de cada um.
(:

Nenhum comentário: