domingo, 6 de junho de 2010

Arte e Religião

rainboe Pictures, Images and Photos
É fascinante como um artista pode representar o mundo com um pincel e tintas. No passado grandes pintores como Miguel Angel representavam sua visão religiosa do mundo através da pintura. E foi através deles que a imagem religiosa da época foi passada de geração a geração. Será que os anjos são louros e de olhos azuis ? Para Miguel Ângelo sim,em sua visao dos anjos.
Isto me faz lembrar que, segundo muitos escritores, teólogos e filósofos, a palavra religião poderia derivar do verbo “Reeleger” do latim:“Religere”, “Religar do latim: “Religio” ou até da palavra “Religionem” que estava relacionada a um tipo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.
Esta palavra não era conhecida em outros idiomas de esta forma, cada povo tinha a sua própria palavra para representar suas crenças em um ser superior ou seres superiores.
A vida social, emocional, laboral e espiritual era uma só. Esta mentalidade ainda é uma realidade em muitas culturas orientais e indígenas. Eles não são inferiores ou menos desenvolvidos por crer assim e merecem respeito como indivíduos.
O mundo ocidental inventou uma definição de religião que, está fundamentada em princípios ocidentais.
Existem pessoas de inúmeras religiões espalhadas pelo mundo, e a maioria destas pessoas são amáveis, simpáticas e fazem de suas crenças um motivo para viver em paz com seu próximo. Por outro lado, outros interpretam as mesmas crenças de maneira egoísta, autoritária e intolerante e não aceitam aqueles que não compartilham a mesma ideologia.
Me parece,que é uma atitude da natureza humana querer impor sua vontade. Nao precisa ser religioso para fazer isto, pois, quer maior exemplo de intolerância, autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos que o antigo regime comunista e eram ateus.
Bom, como falar de arte causa menos polemica que falar de religião; hummm....depende...., a nossa querida Tarsila do Amaral foi duramente criticada pelos pintores da época, incluindo o Monteiro Lobato, que a considerou burra, somente porque pintava influenciada por outro estilo:o cubismo.
Comparemos a mente humana a um quadro, e as tintas a informação que é recebida. Esta informação em forma metafórica de “tintas,é a educação, os conceitos, as crenças que recebemos de nossos pais ou quem fez a vez, familiares próximos, professores, amigos, sociedade, cultura e todo o universo que está ao nosso redor. E o quadro vai sendo pintado através dos anos.
Se o seu quadro foi pintado com tintas de amor, compreensão e respeito a si mesmo e ao próximo, fique tranqüilo que as tintas que forem coloreando seu quadro interno só aperfeiçoarão positivamente a sua pintura cognitiva do mundo.
Mesmo assim muitas pessoas não receberam tintas de amor, compreensão e respeito, e isto não lhes impediu de repintarem sua história e aprender a amar, compreender e respeitar uns aos outros. Nem vou mencionar os quadros que não saíram do rascunho.
Pensando bem, Miguel Ângelo e Tarsila do Amaral representaram suas idéias do mundo de maneira maravilhosa, assim como Monteiro Lobato também, sou fã dos três!
O mundo é como uma galeria com uma contínua exposição de quadros, cada qual mostra o seu, e cada um tem seu valor, o seu lugar na parede e sua beleza.
Aprenda a apreciar as diferenças.

Escrito por Lucimara Mendes (C)
All rights reserved (:

2 comentários:

Luci. disse...

Nao estou defendendo nenhuma religiao,mas sim, a liberdade de expressao que todos têm direito.Rejeitar ou menosprezar alguem devido a sua fé, constitue uma violaçao aos direitos humanos e o livre arbitreo.

Luci. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.