sábado, 5 de setembro de 2009

Boatos e fofocas

Parece inacreditável, mas boatos e fofocas proporcionam prazer no ser humano (prazer para os que gostam ).
Um boato ou uma fofoca não precisa ser verdade, normalmente tem só uns 10% de verdade e o resto é especulação. Para que ela seja mais tentadora, e faça com que literalmente o fulano “coce a língua” de tanta vontade de passar a informação, é melhor que, algo seja acrescentado. Deste modo, o boato vai crescendo como se fosse uma bola de neve.
Este negócio gera uma empresa milionária no mundo inteiro.
Tem revistas, programas, repórteres, artigos, jornais, blogs, etc... que se dedicam somente ao tema: vida alheia.
Eles procuram incessantemente qualquer informação sobre a vida de famosos.
A fofoca é um tema que chama a atenção das pessoas. Particularmente acho uma perda de tempo, porém minha opinião não é a da maioria.
E quando a maioria dos indivíduos de uma sociedade, cultura ou país repetem um mesmo comportamento, dando relativa importância à ele, vale à pena observar e ver o que se pode aprender disto.
Além do mais, penso que a reposta condicionada que cada um responde diante de uma fofoca, revela rasgos de sua personalidade. Esta resposta, é quase sempre subjetiva, é como se você estivesse passando na rua bem elegante, indo para uma festa, e alguém joga um balde com água na sua cabeça. Disfarçar sua reação, é quase impossível, esta ação inesperada trará sua resposta comportamental inconsciente.

Vamos fazer uma simulação aqui e ver em que personagem você se enquadra diante de um boato ou fofoca.

O bode expiatório será o João.(pobrezinho,rs)

O boato:
- Eu vi o João andando com a perna quebrada. Ele me disse que, quebrou a perna, quando estava tentando arrumar a antena da casa do seu vizinho.

A Juíza:- Ah eu sabia, ele mereceu isto, ele é muito orgulhoso e pensa que sabe tudo, até arrumar uma antena.

O Espiritual: - Isto é castigo de Deus, João merecia! Quem mandou querer arrumar a antena do vizinho, enxerido.

O Mensageiro: - Vocês sabem da última? O João quebrou a perna, porque estava espiando dentro da casa do vizinho. (Este personagem pode atravessar rios, vales, percorrer quilômetros só para levar a fofoca, sente a maior alegria em fazer isto, está sempre motivado, rsrs.)

O Bonzinho: - Sabe, não é querendo falar mal, mas este João, nem te conto, para mim, ele estava tentando entrar na casa do vizinho para roubar.

O Complexado (este insinua que ele é melhor que o João).
- Que coisa hein! Tentar roubar o próprio vizinho! Eu, eu não, jamais faria isto, eu com meus vizinhos sou super educado, leal e prestativo, roubar nem em sonho. Cruz-credo!

O Malicioso: - Pra mim, este cara estava de olho na vizinha, e iria simular um assalto, matar o marido para ficar com a mulher. Bem que eu percebi um clima entre esta safada e o depravado do João.

O Amigo da Onça: - Oi João tudo bem, você está com uma ótima aparência, o que faz por aqui?
João: - Oi cara tudo bem, como vai sua família, faz tempo que não te vejo.
Pois é, eu estou fazendo compras.

O Amigo da Onça: - Turma, falei com o João, ele entregou o jogo, ele estava super abatido, me imagino que foi por seu intento falido de matar o vizinho. Este João, é uma pessoa muito má, uma cobra, é capaz de tudo para conseguir seus objetivos.

Estimados amigos leitores, eu seguiria aqui, com muitos outros personagens cômicos, que representam pessoas reais que conhecemos, mas já é suficiente, você não acha? Creio que jogar uma fofoca de brincadeira, em ambiente de trabalho, seria uma ótima estratégia para avaliar o comportamento de cada um.

E você se conhecesse o João, qual seria sua atitude? Sua atitude fora dos bastidores da indústria do entretenimento. Sua atitude na vida real.
Tomara que você não se encaixe no perfil de nenhum destes personagens,ou sim?

Prefiro estar longe destes perfis, porque cá entre nós,vou dizer um segredo,a fofoca é horrosa, né?




Prof: Luckymara Poropopo

Nenhum comentário: