quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Tolerância e o Perdão


hippopotamuses
Originally uploaded by vuturistic
Quando ensinamos ou falamos acerca de temas abstratos como virtudes, valores, palavras que não são substantivos, uma boa alternativa é dar forma, cor, aspecto e até personalizar estas idéias, fica legal, parece coisa de louco, louco, sóbrio e sábio (:
Fazendo isto, nosso lado consciente e inconsciente trabalham juntos, facilitando o aprendizado.

Então vamos a pratica:

A Tolerância e o Perdão

A Tolerância e o Perdão formam um lindo casal. E todo casal por mais unido que esteja, terá divergências em suas correntes de pensamento.

Um dia o Perdão chegou com toda humildade para a Tolerância e disse:

Perdão: - Querida, creio que você deveria ser mais tolerante com certas pessoas, veja meu exemplo, aconteça o que acontecer eu perdôo. Tenho uma atitude incondicional, que traz vida e saúde para quem me conhece. Nunca julgo, só me preocupo em entender, aceitar, amar.

Tolerância:- Meu grande amor... é na nossa essência que somos diferentes. Perdoar é a virtude que impede a corrupção ou degeneração do nosso interior. Aquele que não perdoa, estará levando o vírus da amargura dentro de si, e este vírus pouco a pouco, vai consumindo as emoções, os pensamentos, a alma. Por isto não importa o que alguém tenha feito, jamais leve este mal consigo, perdoe e se livre disto.
Você sabia que tenho um marcador interno como um termômetro?

Perdão: - Não, não sabia.

Tolerância: - Convivo com todas as pessoas que estão ao meu redor, nunca levo muito a sério os pequenos conflitos do dia a dia. Guardo o bom humor, o amor e a simpatia. Porém quando o termômetro passa de 40 graus sei que a situação externa está esquentando muito.
Um exemplo:
-uma pessoa que está doente, não deveria ser tolerante com a doença, e sim procurar ajuda médica.
-uma pessoa que está sofrendo maltratos, não deveria ser tolerante com isto, e sim procurar ajuda adequada.

No Perdão se você não perdoar carregará o vírus da amargura dentro de si e na Tolerância se você não souber o momento em que ela deixa de ser Tolerância para ser Ignorância, você estará sujeito a ter que recorrer a ajuda do Perdão mais tarde.

“Afinal todos queremos ser felizes e creio que, sem a Tolerância e o Perdão é impossível alcançar esta felicidade.” (ah! e de que cor, de que forma, de que textura é a felicidade para você, como você a personalizaria?)


Lucimara

Nenhum comentário: