sexta-feira, 12 de junho de 2009

Intuiçao

Hoje me levantei mais cedo do que normalmente costumo me levantar e me veio a mente um tema que sempre me intrigou: a intuição.
Imagino que quando falamos sobre intuição nosso pensamento provavelmente faz uma procura e nos leva até onde está guardado nosso conceito e representação interna referente a esta palavra.
Existem muitas ideias sobre intuição, dizem que as mulheres possuem uma intuição mais aguçada que os homens, que a intuição é o nosso sexto sentido,que é sempre bom crer na nossa intuição, etc.

Muitos pensadores famosos falaram sobre a intuição:

"A intuição não é uma opinião, é a própria coisa."
“ A intuição é mais forte que a razão”
(Arthur Schopenhauer)

" O seu instinto leva-o mais longe que seu intelecto”
( Alfred Montapert)

Para mim a intuição é um conjunto de dados ou conhecimentos que vamos adquirindo no decorrer de nossa existência.Estes conhecimentos ficam arquivados dentro de nós, e quando vemos algo que nos parece estranho, fazemos um reconhecimento automático em fração de segundos, permitindo-nos avaliar se nossa impressão sobre determinada pessoa, coisa ou situação é correta.
Uma vez eu escutei um policial dizer que ele e outros policiais faziam a ronda em um bairro, quando derrepente passando em frente a um ponto de ônibus viram uma mulher segurando um bebe nos braços que chamou a atenção de um deles .
Este policial disse para o motorista do carro patrulha: - De meia volta e pare em frente a esta mulher.
O motorista obedeceu e rapidamente o policial desceu do carro foi em direção a mulher e pediu para esta mostrar a criança. Qual não foi a surpresa de todos quando viram que o bebe estava morto e estava sendo utilizado para transportar droga. A mulher foi presa em flagrante.

Certamente quando o policial viu a mulher com este bebe, percebeu que a imagem vista não encaixava com a imagem verdadeira de uma mãe com seu filho. Em seu arquivo mental ele já havia associado perfeitamente, as expressões faciais, a maneira que uma mulher normal levaria uma criança em seus braços, a postura do corpo. Na verdade, o policial não soube descrever o que ele viu de anormal e quando perguntaram para ele o que ele havia visto, sua resposta foi que ele sentiu algo diferente, estranho com esta mulher que carregava o bebe.
Eu chamaria esta sensação que algo esta estranho, diferente,de: INTUIÇAO.

Nenhum comentário: