domingo, 28 de junho de 2009

O Efeito Zoom

Você já reparou que, quando usamos uma máquina fotográfica para focalizar a atenção em um determinado ponto, não vemos a imagem na sua totalidade, vemos somente o que queremos ver.
Nós não somos uma máquina fotográfica, entretanto nossos olhos podem focalizar a atenção em um alvo, ignorando tudo que está ao seu redor.
Diariamente ativamos nosso efeito Zoom, para quase tudo na vida.
Se estamos estudando matemática, por exemplo, nos esquecemos das outras matérias e usamos nossa lente Zoom para se concentrar ,então fazemos um outro Zoom, e nos concentramos mais ainda, desta vez, nos exercícios específicos que temos que resolver. E isto é uma capacidade maravilhosa!
O grande inconveniente com este nosso maravilhoso Zoom, pode ser usá-lo separado da visão geral, e não levar em conta que ele é uma parte do total.


“Era uma vez, um general muito forte e poderoso, que tinha muitos soldados em seu comando.
Este general, já havia conquistado vários reinos, e só faltava uma pequena cidade, para que ele dominasse toda a região.
Como este general também usava sua lente Zoom como nós usamos, ele subiu em uma colina e ficou observando a cidade, viu como cercar-la, e invadir-la.Ele já sabia a quantidade de soldados que esta cidade possuía e os armamentos bélicos que ela dispunha.
Na hora certa, ele deu a ordem, e seu exército se posicionou para atacar.
Ele contou: Um, Dois, Três, e seus homens saíram como animais enfurecidos para a batalha.
Qual não foi a surpresa ao perceberem que a cidade estava vazia, os moradores e os soldados estavam escondidos em covas feitas no deserto. O rei havia preparado toneladas de fogos de artifícios, que explodiam sem parar com a entrada dos invasores.
O general e seus soldados ficaram atônitos e confusos, e justamente neste momento começaram a cair redes das armadilhas feitas pelos habitantes da cidadezinha. Derrepente, o rei e seu pequeno exército apareceram e rapidamente capturaram os inimigos.
Depois de muitos anos o rei perdoou o general e seus homens, e os deixou partir, já estavam velhinhos e sem forças para lutar.”

Moral da história: O general usou seu Zoom, só para ver o que ele queria, não conseguiu ver a realidade: a cidade estava vazia .

Quando usarmos o nosso Zoom para resolver questões do dia a dia, não nos esqueçamos de voltar a colocar a imagem no seu tamanho natural, para ter uma idéia global, evitando assim surpresas desagradáveis, por haver visto parcialmente só a ponta do Iceberg.
A não ser que você seja fotógrafo, e ressalte de maneira parcial nas suas fotos,o sorriso de uma criança, uma folha de árvore, uma joaninha caminhando,ou seja,a beleza do detalhe que forma o todo da paisagem.

Nenhum comentário: