terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Efeito Miragem

Todos sabemos que, uma miragem(segundo o dicionário Michaelis,rs), é um efeito de refração total que, nos desertos arenosos, faz ver na atmosfera a imagem invertida de objetos muito distantes, como cidades, Oasis, etc.
É um engano de sentidos, uma ilusão.
E no nosso dia a dia, no nosso deserto humanóide, o Efeito Miragem é quando projetamos em alguém, uma imagem de sua pessoa que não é real. Esta imagem está baseada mais em nossa imaginação do que na realidade.
Deixamos que nossos sentidos nos iludam.É comum escutar frases como: -“O Sicrano(a) parecia ser tão legal, tão bacana ou, eu pensei que ele(a) era antipático, orgulhoso, e não era nada disso.
Quando isto acontece, é que provavelmente vimos estas pessoas através de um Efeito Miragem.
Neste grande deserto humanóide que vivemos(a terra tem tanta gente como se fossem grãos de areia), as vezes o estresse,os conflitos, os problemas , podem nos deixar cansados, e com isto perdemos energia, e como uma pessoa que está em um deserto de areia, podemos criar imagens que não passam de uma ilusão.
E eu pergunto como fazer para ver as pessoas como elas realmente são?
Antes de tudo saber que as palavras que falamos representam só 7% do que somos.
A linguagem analógica ou não verbal se encarrega do resto, com 93% da informação sobre quem somos(uau, é muito... né).
Atualmente somos privilegiados pelos meios de comunicação com artigos, palestras, filmes, series de TV(Lie to me), livros, que ensinam como se escapar do Efeito Miragem.
Sempre que você estiver conhecendo alguém, passe o Filtro do Efeito Miragem:

F ique atento
I nterrogue-o (a) [com sabedoria, é claro]
L eia as expressões faciais e corporais
T enha confiança em sua intuição
R espeite as diferenças
O fulano(a) está pronto ou não para fazer parte do seu mundo.

O Filtro do Efeito Miragem e o Efeito Miragem são metáforas que inventei nas minhas horas de inspiração,metáforas com um fundo de verdade, para brincar um pouco com a vida . Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Nenhum comentário: