sábado, 3 de outubro de 2009

O muro e a ponte

Muros sempre me chamam a atenção.
Se um muro pudesse falar, quantas coisas ele nos contaria.
A história relata que muros foram edificados para proteger reinos e cidades de inimigos externos.
Quando um muro era destruído, a cidade ficava desprotegida e alvo fácil para ser conquistado.
Quem nunca ouviu falar da caída dos muros de Jericó.

Já uma ponte tem uma função diferente.

Um dia meu filho estava vendo televisão e me perguntou por que as pessoas estavam festejando a destruição do muro de Berlin.
Nesta época vivíamos na África, era uma noite de lua cheia, e o céu estava magnífico, a lua clareava todo o quintal de nossa casa, nos sentamos e comecei a contar-lhe uma parábola sobre um muro e uma ponte.

“Um imponente e grandioso muro, se gloriava de sua estrutura gigante e de seu poder, diante de uma ponte.
A ponte só escutava, e cansada de ouvir tanta exibição disse:
- Eu concordo com o senhor, porém sou tão igual em importância, pois através de mim, cidades e pessoas são conectadas e abastecidas com alimentos e produtos que vem de fora, e também nossos produtos internos sao vendidos para outros povos,as pessoas podem sair, passear, e sabem que eu estarei sempre aqui, para que elas passem. Lembre-se que existe um grande abismo que separa nosso reino do vale (nesta época não existiam aviões, rs)”.

Então, eu perguntei para meu filho:
- Qual a diferença entre uma ponte e um muro?
Ele respondeu:
- Um muro pode separar, dividir territórios, pessoas, cidades, lugares e uma ponte pode conectar territórios, pessoas, cidades, lugares.
Acrescentei:
-Entendeu porque as pessoas festejaram a queda deste muro?
Ele disse:
-Sim, mamãe.
E ele me fez uma segunda pergunta:
- Sabendo disto mamãe, porque o Brasil está construindo muros ao redor das favelas do Rio de Janeiro? Qual o sentido de construir um muro dentro de uma mesma nação, separar o mesmo povo, dividi-lo em dois.
Houve silencio, e eu e meu filho olhamos um para o outro, e uma tristeza suave de compaixão ,invadiu nossa alma, tristeza por saber que, ao invés de fazer mais pontes de justiça, pontes que levem educação, saúde, entretenimento e apoio para a população, estão levantando muros de divisão e de hipocrisia na nossa nação.

“A realidade nem sempre é tão feliz e justa, e nem sempre podemos mudar o que já está feito, mas a realidade que está dentro de nós,com certeza, podemos manipular e construir com pontes e muros adequados, você decide quais ”.



Luckymara

Nenhum comentário: