segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Se acostumar


IC434 in Orion
Originally uploaded by mpastro2001
Minha mãe sempre dizia:

“- A preguiça se vence trabalhando e uma experiência traumática também se vence trabalhando com ela”.

Nós não só sentimos dor quando nos machucamos fisicamente. Podemos ser machucados também com palavras e com atitudes que recebemos de outros.
A fase em que somos mais suscetíveis a traumas psicológicos é na infância, porém não quer dizer que na fase adulta estamos livres disto.
Uma ótima maneira de vencer um trauma, ou uma má experiência que afetou você emocionalmente, é acostumar-se a ela.
Parece loucura mais funciona.
Conheço uma menininha que tinha muito medo de dormir no escuro, sua mãe lhe acostumou a dormir sempre com um abajur, e quando ela cresceu sofreu muito, porque onde ia, tinha que levar o abajur. Um dia ela estava em um retiro, no campo, e seu quarto estava fora da casa principal, era bem tarde da noite, e ela havia esquecido algo importante dentro da casa. A distância do seu quarto para esta casa era razoável, e estava bem escuro, não havia nem um abajur. Então ela pensou: a melhor maneira de vencer o medo do escuro,é me acostumando a ele. E assim ela fez, contou, 1, 2,3.. e saiu correndo no meio da noite, não olhou nem para trás, nem para os lados, chegou dentro da casa e estava pálida, mas feliz porque havia vencido o que lhe impedia de viver a vida com mais alegria. Na volta para seu quarto ela já estava tranqüila , enquanto caminhava, viu uma coruja (tomou um susto ), grilos e até um morceguinho que passou voando perto dela. Neste momento ela descobriu a beleza da noite, que o escuro é essencial para nós, ajuda nosso metabolismo a dormir melhor, transmite paz e é relaxante, alem de deixar a lua e as estrelas visíveis aos nossos olhos.
Nunca mais ela teve medo do escuro. Se quiser vencer um medo, um trauma, se acostume com ele, fale dele, escreva sobre ele, brigue com ele, se explique para ele, peça satisfações imaginárias, até chegar o momento em que você pode brincar com seu medo, com seu trauma(se for muito forte, é melhor pedir ajuda a um profissional), coloque nomes engraçados em você, nele, te vendo tão infantil diante desta situação..
Quanto mais falamos sobre algo mais nos familiarizamos.Você vai ver como funciona, se funcionou com esta menininha, funciona com outros.


Be happy

2 comentários:

Adry disse...

Nossa, gostei deste post,
è verdade Lucimara, pra vencermos o medo temos que enfrentar ele de frente e dizer:
"eu sou mais forte que tu"!!
segunda opçao: levantar a cabeça e fazer de conta que nao tem medo para que o proprio medo no a ofusque y derrepente ele vai embora derrotado".
Bom, essa è minha opiniao. rs rs
Beijinhos ..

ha, meu bog esta enferrujando! tenho que postar algo..!!
Pero bueno!..

Luci. disse...

É isso mesmo, a gente só vence o medo com coragem,rsrs. E seu blog nao está enferrujado, ele é muito legal.
(: